01 setembro 2017

UMA MESA PARA INCLUIR

Por Tamires Rosa Selle - 1791783
Polo – Caxias do Sul

Data (01/09/2017)

Fonte: Internet
A mesa digital ou Playtable foi desenvolvida pela empresa brasileira Playmove para educar e divertir crianças a partir de 3 anos de idade. Desenvolve as habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de trabalhar assuntos específicos, como alfabetização, matemática, ciências, artes, história, entre outros. Usada inclusive para aprendizagem e interação de alunos com limitações mentais, motoras e auditivas.

É uma mesa totalmente digital, interativa e multidisciplinar.

As mesas são de fácil utilização e todos os jogos foram criados e testados para melhor atender as crianças. Enquanto as crianças se divertem, elas aprendem e estimulam o seu desenvolvimento dentro da linguagem delas, que é a brincadeira.

A Playtable, é totalmente segura e pode ser colocada em diversos lugares e alturas para atender as crianças, é resistente, possui suporte técnico remoto, jogos para ser baixado on-line, áudio digital estério, entrada USB, é Autovolt e possui uma tela de 21.5 polegadas.

Segundo o site da empresa “os jogos e aplicativos da PlayTable são fundamentados nas diretrizes curriculares do MEC, tanto para a educação infantil quanto para os anos iniciais. Além dos assuntos específicos, os aplicativos desenvolvem o raciocínio lógico, a memorização, a atenção e paciência, a criatividade, a resolução de problemas, as linguagens de expressão e a coordenação motora, deixando os alunos mais curiosos, observadores, concentrados e comprometidos.

Nesse sentido, a mesa digital é um instrumento para inclusão de alunos com dificuldades motoras, pois ela usa a tecnologia “touch” onde a criança toca na tela para fazer as atividades, usa pincel e canetas especiais, melhorando seu desempenho, além disso, também auxilia crianças com dificuldades mentais, “os elementos visuais são de fácil compreensão e todos os jogos possuem diferentes níveis de aprendizado (fácil, normal e avançado), acompanhando e auxiliando o desenvolvimento do aluno”.

Atualmente a mesa digital já é usada inclusive por alunos com deficiência auditiva, pois ela propicia aplicativos específicos, pois o equipamento conta com aplicativo de ‘contador de história’ “que vai ganhar interpretação na Língua Brasileira de Sinais, a proposta é que a criança surda possa vivenciar o mesmo momento lúdico que todas dentro da sala de aula. PlayTable tem arco completo de recursos de acessibilidade com histórias”.

A Playtable já vem sendo usada em todas as regiões do Brasil, proporcionando aprendizado e experiências de integração para todas as crianças, inclusive e de forma especial as deficiências. A proposta de usar a tecnologia para estimular o aprendizado e incluir os deficientes no ambiente escolar é uma alternativa. Por isso, é importante que as ferramentas escolhidas promovam a interação entre as crianças e de forma lúdica contribuam para o seu desenvolvimento, como faz a mesa digital, que se bem utilizada pode ser uma ferramenta riquíssima para as Escolas e Centros Educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário